Como ativar e configurar a Firewall do Windows 7

Já vimos que uma das ferramentas de protecção que devemos sempre ter instalada no nosso computador é a Firewall. É ela a responsável por todo o controlo de tráfego entre o nosso Computador e a Internet. Sem a Firewall, muitas das ameaças poderiam entrar no nosso computador e causar danos, daí ser extremamente possuir o “Muro de Fogo” ativado e devidamente configurado. Vejamos como.

Ativar a Firewall no Windows 7

Na maioria dos casos, seria suposto a Firewall do Windows 7 já estar devidamente ativada e configurada. No entanto, existe a hipótese de estar desligada por motivos de incompatibilidade com certos softwares antivírus, e como tal é necessário tomar medidas de segurança. Para aceder ao painel da Firewall, basta ir até ao menu iniciar e escrever “Firewall” (1). E clicar logo de seguida no programa que aparece na lista “Firewall do Windows” (2).

Ativar Firewall Windows

Caso a Firewall esteja ativada, a janela que irá abrir terá as opções todas a verde. Mas no caso de aparecer uma janela com as opções a vermelho (ver imagem que se segue), teremos de ativar esta barreira de proteção o quanto antes. Para tal basta carregar no botão que diz “Utilizar definições recomendadas“.

Ativar Firewall Windows

Seria suposto as opções ficarem agora a verde. Se tal não acontecer, algo está errado e deverá tentar ativar e configurar por outra via. Para isso, clique na opção “Ativar ou desativar Firewall do Windows” presente painel à esquerda.

Ativar Firewall Windows

Na janela que se segue, deverá selecionar as devidas opções para ativar a Firewall assim como marcar a opção de ser notificado quando um programa é bloqueado. Desta forma receberá alertas sempre algo se esteja a passar com a Firewall. (pode ser uma potencial ameaça a tentar comunicar sem autorização com o exterior). Confirme todas as mudanças no botão “OK“.

Ativar Firewall Windows

Agora sim, deverá ter a sua Firewall do Windows 7 devidamente ativada e configurada. Caso as opções da janela principal se mantenham a vermelho, poderá estar infetado com alguma ameaça que não lhe permite ativar esta ferramenta de proteção, ou ter instalado um antivírus que entra em conflito. Recomenda-se neste caso que atualize o seu antivírus e que faça um Scan Completo ao seu sistema.

Deixe um comentário